Cabeçalho

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Agricultura em Quixeré tem um perfil diferenciado na gestão do Secretario Fagner


Isso foi constatado em visita da reportagem do Portal da TV jaguar que esteve na segunda feira 13 de Janeiro em visita a secretaria de agricultura e reforma agrária da cidade de Quixeré
onde tomamos maior conhecimento das ações desenvolvidas pelo jovem e competente secretario Fagner, um ex-agente rural do município que vem se destacando por seu empenho a frente da sua secretaria.Fagner pontuou alguns dos benefícios que sua secretaria adquiriu para incentivar o pequeno produtor da agricultura familiar, a permanecer no campo produzindo. Ele citado a assistência técnica cedida pela secretaria para os pequenos produtores, programa de distribuição de sementes, programa de regulamentação fundiária onde o pequeno proprietário recebe o documento de sua terra totalmente grátis, a compra da produção familiar para o complemento da merenda escolar e o programa de cisternas de placas entre outros.O esforçado secretario Fagner frisou que a secretaria sozinha não terá tanto sucesso, segundo ele para trazer programas e projetos para o homem do campo, ele conta com o apoio importantíssimo de seus parceiro que são Sindicato dos trabalhadores Rurais, EMATERCE, secretaria estadual de Agricultura, BNB e outros.A cidade de Quixeré tem uma variedade de terrenos para a agricultura aonde existem produtores que trabalham a tradicional cultura de inverno com plantação de milho, feijão. Já os agricultores da chapada do Apodi, experimentam durante todo o ano culturas de frutas legumes e sementes vinda para essa região através das multinacionais instalada na fronteira do município com o estado vizinho do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)