Cabeçalho

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pré-candidatura de Zequinha Janú levou Pivete e Francisco de Maura a discutir formação de uma chapa


O reinicio dos trabalhos legislativo da câmara de vereadores em Quixeré, aqueceu o debate político na cidade, voltado para a definição dos pré-candidatos a prefeito em Quixeré. Logo na primeira sessão do parlamento municipal, acontecida na sexta feira 20 de janeiro, o vereador e presidente da câmara Zequinha de Janú, abriu o debate quando de sua fala na tribuna, anunciando aos quixereenses sua pré-candidatura a prefeito,
e como as declarações foram feitas durante a sessão da câmara que agora é transmitida pela Rádio Progresso de Russas, que tem raio de abrangência em todo o município, a repercussão foi geral, o que ampliou ainda mais a vontade embutida na cabeça do cidadão de Quixeré em vê um político de origem das famílias tradicionais do município, disputando a vaga de prefeito municipal, visto que até aquele momento, só dois nomes e sem ligações familiares estavam se apresentando como pré-candidatos.
Dr. Jonas vice do Zequinha
A semana posterior ao pré-lançamento da candidatura do Zequinha Janú a prefeito, os bastidores da política ferveu, isso porque Dr. Jonas medico conceituado no município, foi convidado por Zequinha para ser seu vice, e por ter Dr. Jonas deixado uma possibilidade grande de aceitar o convite, ele passou a ser a bola da vês na procura dos aliados de Bessa para demove-los de aceitar o convite do presidente Zequinha. A pesar de não declararem, os intermediários do pré-candidato Bessa entende que em Jonas aceitando, representaria uma grande baixa para sue projeto de ser prefeito do município, isso porque além do Jonas ser muito querido pela população, é ao lado do secretario da educação Pivete, os nomes mais desejados dentro do grupo do prefeito Pitiuba para sucedê-lo.
Ação corajosa
Falando em Pivete a ação corajosa do vereador Zequinha levou o secretario da educação a tomar uma atitude em relação a sua participação direta na cabeça de chapa no processo eleitoral de 20122. É que na segunda-feira dia 30 de janeiro de 2012, aconteceu uma reunião a portas trancada entre o secretário de educação Pivete e o atual vice-prefeito Francisco de Maura. Essa reunião foi duradora, há que diga que ela passou das três horas de duração.
Pitiuba na reunião
Fontes seguras nos informaram que durante o encontro entre Pivete e Francisco de Maura, o prefeito Pitiuba foi até o local da reunião e durante uma hora aproximadamente, participou das discussões, saindo em seguida, só que Pivete e Francisco permaneceram reunidos. O Assunto central entre o vice prefeito e o secretario, foi a apresentação de uma chapa com o nome de Pivete prefeito e Francisco na vice, saindo daí uma articulação do PTB e PT que passariam a buscar apoios para fortalecer o projeto de um candidato que tenha identidade com a gestão do Pitiuba desde o inicio de sua administração.
Atitude tomada
Conforme informações que colhemos, durante a conversa de Pivete e Francisco de Maura com o prefeito, eles deixaram claro o descontentamento do grupo de Pitiuba com as atitudes tomadas pela presidente do sindicato de Quixeré a professora Jane Oliveira, que é esposa do ex-vereador Valderir Fernandes, cunhada da ex-secretaria Eliéte Fernandes, apoiadores de linha de frente do pré-candidato do Prefeito Pitiuba Empresário Bessa.
Insatisfação do grupo
A queixa é que na semana pedagógica o Sindicato liderado pro sua presidente fez movimento de protesto contra a administração o que deixou o prefeito e seu grupo muito chateado isto seguido de muitos outros episódios que vem gerando descontentamento do grupo de Pitiuba que apóia Bessa e deixando duvidas no mesmo porque se estão todos do mesmo lado pra que ficarem atacando a atual administração?
Pivete e Francisco pressão dos seguidores
Esse sentimento vem sendo compartilhado pro outros integrantes da administração, a ponto de a reunião, Pivete e Francisco de Maura terem discutido fortemente a tese de candidatura de nomes do grupo do prefeito Pitiuba, na tese de que o nome escolhido tenha histórico de fidelidade ao grupo, e que transmita a confiança de que vai permanecer fiel a todo o grupo após a eleição, assim como os que estão fiéis desde o inicio da campanha na eleição de 2004 em que levou Pitiuba a prefeitura. Apesar do silencio é consensual esse sentimento dentro do grupo de assessores que desejam vê o Secretário de Educação Pivete, um filho de família humilde de Quixeré, e que é fiel as suas raízes, homem simples e que tem feito a diferença a partir de suas ações que tem feito a educação Quixereense crescer.
Quatro pré-candidatos
Fechando o enfoque político é importante ressaltar que quando as convenções chegarem, seja até possível que tenhamos apenas dois candidatos na disputa eleitoral, mais uma coisa esta bem clara e evidente é que Bessa e Aquino não são mais pré-candidatos únicos nesse processo de pré-campanha, visto que Zequinha de Janú colocou pra valer seu bloco na rua, e Pivete, mas Francisco de Maura estão sendo forçado por seus seguidores a fazerem o pré-lançamento da chapa Pivete e Francisco, e acreditem durante o carnaval a militância vai acelerar isso.
Detalhe:
Em relação à pré-candidatura Pivete, nos descobrimos que na quinta feira 02 de fevereiro de 2012, uma liderança ligada a Eleite e Bessa, teria ido conversar com Pivete, para tentar converce-ló de não se lançar candidato, e declarasse apoio a Bessa, Mas Pivete teria respondido que faria a vontade do Povo, que vai definir se ele vai ser candidato ou não.
A volta de Luzimar
Outra questão a ser observada é em relação à Luzimar Bandeira, pois ela não oficializou publicamente em lugar nenhum, que não será candidata nas eleições de 2012, e ela sabe duas chances reais de conquistar a eleição, e o que pouca gente sabe é que pessoas influentes a ela, bem como o deputado Ariosto Holanda desejam vê-la candidata a prefeita nessa eleição.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)