Cabeçalho

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quixeré realizou a segunda Conferência Municipal da Cultura


A II Conferência Municipal de Cultura do município de Quixeré debateu como tema central “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.
Nesse encontro a sociedade civil e os representantes governamentais, debateram princípios e diretrizes a fim de orientar a política cultural na gestão municipal da cultura, como também a implantação do sistema municipal de fomento à cultura de Quixeré, e o plano de ação para a cidade. Ao final foram eleitos os delegados para a conferência estadual e nacional.
Estiveram presentes na conferência, o vice-prefeito da cidade Francisco de Maura, a secretária de administração do governo Pitiuba Ana Créti, o ex-prefeito e ex-assessor da câmara João Batista do Santo Neto, Secretário Municipal de Cultura Toinho de Toni, secretária de Ação Social Jane Brito, O secretário de Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte como Palestrante Renato Remigio, Diretora de esportes da secretaria Luzinete Néri, professor Erasto de Limoeiro do Norte, cabo Marcos Mendes presidente da Associação dos Poetas e Apologistas Jaguaribano, sociedade civil e membros de associações.
Marcos Mendes fundador da Associação dos Poetas e Apologistas Jaguaribanos (APAJ) falou da importância do evento para a cultura do município de Quixeré, e trouxe dois jovens poetas de Limoeiro do Norte para fazer uma pequena apresentação, como forma de mostrar e estimular a juventude à cantiga de viola.
O atual secretário de Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte Renato Remigio que deverá está entregando o cargo em definitivo próximo dia primeiro, esteve realizando uma palestra, aonde discutiu o tema discutido; “Sistema Municipal de Cultura”.
Renato afirmou que o município de Quixeré é muito rico de cultura, e o povo da cidade precisa reconhecer e valorizar. O bumba meu, os bonecos de Toinho de Toni, um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre “Paixão de Cristo” que reúne o vale inteiro para assistir a via sacra, quadrilhas, o carnaval que é o maior do vale do Jaguaribe e por aí vai. A secretaria municipal de cultura precisa trabalhar todas as questões jurídicas, para poder se enquadrar dentro dos quesitos exigidos, para poder buscar o financiamento via projetos no ministério da cultura.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)