Cabeçalho

domingo, 22 de abril de 2012

Exploração de Minérios na Chapada do Apodi será tema de debate em audiência pública no município de Quixeré


O tema será debatido dia 25 de abril, em audiência pública marcada para a próxima quarta feira, 25 de abril , a partir das 10 horas da manhã na Escola Menino Jesus de Praga da comunidade do Distrito de Lagoinha município de Quixeré.


A informação foi repassada na sessão ordinária da câmara municipal da sexta feira 20 de abril, pelo vereador Joverlan Santiago, que durante seu pronunciamento realizado no primeiro expediente daquela ordinária acontecida na sexta feira 20 de abril do mês em curso.

De acordo com o vereador Joverlan, a presença da população neste encontro é de fundamental importância, pois lá serão discutidos assuntos relacionados à extração de Minérios na região, onde os benefícios e os prováveis prejuízos para aquela área da Chapada do Apodi. Ainda de acordo com o parlamentar, o encontro estará a cargo dos representantes da Fazenda Santa Maria, do empresarial Mineração Santa Maria, de propriedade do empresário Wilson Holanda que pretende instalar uma unidade da empresa naquela região.

Joverlan Santiago concluiu seu pronunciamento falando da sua participação em uma audiência na sede do DETRAN Ceará, com o Dr. João Aguiar Pupo, diretor maior do órgão, onde segundo ele, o motivo daquele encontro era solicitar daquela autoridade a colocação de segregadores de trânsito (Lombadas Eletrônicas), em alguns pontos da cidade de Quixeré, considerados por ele, como sendo muito perigoso, em virtude do grande tráfego de veículos naqueles locais.

De acordo com o parlamentar quixereense, o encontro foi bastante proveitoso, ficando firmado o compromisso com o diretor do órgão de enviar nos próximos dias, técnicos para fazer um estudo topográfico da área e posteriormente, à implantação dos equipamentos de trânsito por ele solicitados.

Nas últimas duas décadas, pelo menos oito grandes grupos que trabalham com extração de calcário e beneficiamento de calcário demonstraram interesse de instalar unidades industriais no Rio Grande do Norte, especificamente nas regiões de Mato Grande, Vale do Açu, Mossoró, Chapada do Apodi e parte do Vale do Jaguaribe, no Ceará.

Especialistas como o geólogo Otacílio Carvalho, em palestra no ano de 2010, afirmou que a reserva de calcário, na área é de boa qualidade, das existentes no País. “É rocha calcária suficiente para ser extraída a vida toda e mais três dias”, brinca o geólogo. Para se ter uma ideia do potencial e o interesse dos grandes grupos, basta registrar que somente na região de Mossoró, que está literalmente em cima de uma rocha de calcário, existe mais de 200 áreas requeridas para exploração.

A extração do calcário na chapada do Apodi desde a fabricação de cimento, brita, calcário moído para galinha, calcário para cargas industriais, carbonato de cálcio precipitado, cal hidratada e até no artesanato, tem sido ao lado da agroindústria o indutor do desenvolvimento dos municípios que estão encravados em toda a área produtora da região limites dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

Em discussões como estas é importante que se exija dos grandes empreendimentos, o compromisso de não oferecem risco de desastre ambiental a área a ser explorada. É importante ressaltar, que dentro de uma visita em loco da equipe da TV Jaguar a Jazida da Mineradora Santa Maria no município de Independência, podemos visitar todas as ações da reserva de calcário da empresa, e constatamos que a unidade de extração e beneficiamento do calcário tem programa de acompanhamento em execução diária focado na preocupação ambiental.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)