Cabeçalho

domingo, 6 de janeiro de 2013

“Russas vai ser a capital da energia limpa do Brasil”, diz Balhmann

“Russas vai ser a capital da energia limpa do Brasil”, diz BalhmannO Deputado Antonio Balhmann (PSB-CE) esteve na cidade de Russas na última terça-feira (14) para mais uma importante etapa na implantação do Parque Solar daquele município. Ele acompanhou a visita de técnica de um grupo de engenheiros que vieram conhecer o terreno da futura Central Solar Fotovoltaica, que terá capacidade de gerar 100 megawatts, o equivalente a 10% de todo o consumo de energia do Estado do Ceará.


“Russas vai ser a capital da energia limpa do Brasil”, disse Balhmann à empresa local que acompanhou a visita dos engenheiros ao terreno que fica nas proximidades da fazenda Felix, às margens da BR 116. O Deputado destacou que o empreendimento, de custo aproximado em R$ 800 milhões, vai transformar o perfil econômico da região. “No primeiro semestre, estive em missão oficial a China e Estados Unidos para fazer contato com investidores e visitar fábricas produtoras de painel solar fotovoltaico. Há um interesse muito grande em investir aqui em Russas, pela excelente média anual de insolação e o fácil acesso oferecido pela BR 116”, destacou o Deputado.

Balhmann ressaltou que o empreendimento também vai incrementar o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Isto vai representar a Russas uma receita extraordinária para que a Prefeitura possa investir em educação, infra-estrutura, serviços lazer, só para citar alguns”. Balhmann, que é filho de Russas, é o coordenador da Bancada do Ceará na Câmara dos Deputados e membro titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Campus Avançado da UFC

O Deputado lembrou ainda que com a mão-de-obra qualificada formada pelo Campus avançado da Universidade Federal do Ceará de Russas, as empresas e investidores terão mais segurança para expandir seus negócios na região. “É importante que este processo seja feito em conjunto: aliar o desenvolvimento econômico do município aproveitando o capital humano e intelectual dos nossos jovens. Este é um aspecto que fiz questão de ressaltar com os empresários: a prioridade de aproveitamento da mão-de-obra local” revelou.

Foi a partir do Projeto de Indicação 593/2011, de autoria do Deputado Antonio Balhmann, encaminhado ao Ministério da Educação no último dia 30 de maio, que tornou possível a chegada da Universidade Federal ao Vale do Jaguaribe.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)